segunda-feira, 28 de março de 2011



Ministração Retiro de Mulheres

Princess - Buscando o Favor do Rei.

Preletora Luisa Rauber



Entendendo á História... Antes do início da história de Ester, houve uma guerra civil entre os judeus. A nação judaica se dividiu em dois reinos: o do Norte – Israel e o do Sul – Judá. Seus reis não andaram continuamente com Deus. O reino do norte foi julgado por Deus, pela sua obstinação em pecar. Os exércitos da Assíria foram enviados contra eles e os tornaram cativos. Joaquim, rei de Judá, 100 anos após Israel ser invadido, foi invadido por Nabuconozor, levados para Babilônia, removeu os tesouros do templo. Em 539 a.C, a própria Babilônia cai nas mãos dos medos-persas. E 100 anos após a queda de Jerusalém, Assuero torna-se rei do império persa. O livro de Ester conta-nos parte da história da vida dos judeus, exilados na Pérsia.

O contexto No 3º ano do reinado de Assuero, o rei deu um banquete que durou cerca de seis meses, 180 dias. Nesses banquetes se fazia exibições de todas as espécies. O rei Assuero denominava-se, O grande rei e O rei das terras ocupadas por muitas raças. O grande rei desta grande terra.

Ester 1:5-8 Banquete aberto á todos. Exibição do poderio de Assuero, suas riquezas, conquistas. A rainha dá um banquete. Ao ser chamada negou-se a participar de algo ofensivo a sua dignidade. Indignação do rei. Ester 1:12-15 Conselhos e medo de perder autoridade. Ester 1:16-21 O cenário começa a ser pintado. PV. 21-1 Passam-se quatro anos entre o cp. 1 e o cp. 2 Depois de uma tentativa fracassada de conquistar a Grécia, o rei volta para casa vencido, e entra em depressão. Alheia a tudo que está acontecendo no palácio, ESTER cumpre sua ROTINA e RESPONSABILIDADE.

Um pouco sobre ESTER: Hadassa –nome judaico – significa murta. Um arbusto pequeno, que significa fragrância. {ramos de murta são carregados na Festa dos Tabernáculos, indicando paz e ações de graça. ESTER – nome persa – estrela A jovem órfã, criado pelo tio Mordecai, se torna uma jovem de incrível beleza. Não sabe que logo, tornar-se-á a miss persa e conquistará o coração do orgulhoso e solitário rei. Podemos ver nestes primeiros cps. Do livro de ESTER, A SOBERANA MÃO DO Senhor, apesar de não ser mencionada uma única vez no livro, está desenhando cada cena, de acordo como conselho da sua vontade. Deus é especialista em transformar o nosso dia a dia, a rotina em algo que tenha significado. No dia a dia ou nos especiais DEUS É SOBERANO. O povo de Deus tem uma promessa. Que Deus está com ele onde quer que esteja. A promessa de Deus é imutável. Ester não se escondeu atrás das suas desgraças (órfã, de pai e mãe), levada para o harém de um rei orgulhoso e perverso. Precisamos olhar para esta história e parar de escondermo-nos atrás de problemas. A soberania de Deus não torna agentes passivos, pelo contrário. Senhor usa-me no TEU PLANO, estou disponível.


F.B.Meyer disse: Prepare-se para o serviço de Deus. Ele irá chamá-lo. Em algum lugar improvável... Deus tem o seu instrumento preparado e apontado. A flecha por enquanto está na aljava, coberta pela sua mão, mas no momento exato em que fizer maior efeito, ela, ela vai surgir e ser lançada no ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário