Você está em dia com o Sr.Papanicolau?
Muitas de nós já fomos ao médico ginecologista e ele (a) pediu-nos para realizar o exame de papanicolau. Mas, será que temos dado a devida importância a isso? Há quanto tempo você não faz os seus exames de rotina?
Leia com atenção os parágrafos abaixo e se você ainda não fez, não marque bobeira, fale com o seu médico e agende agora o papanicolau!
Em 1940, o Dr. George Papanicolau, criou esse teste, por isso o nome desse precioso exame, que tem como objetivo detectar alterações que ocorrem no colo do útero. Essas alterações podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.
Mas ele não para por aí: o papanicolau também pode detectar verrugas genitais, herpes e infecções vaginais, além de dar informação sobre os seus hormônios.
Prepare-se!
Para a realização desse exame, você não poderá estar menstruada, não deve fazer duchas vaginais e não ter relação sexual com seu esposo 24 horas antes do teste.
Mas preste atenção! Uma das indicações para fazer esse exame é ter vida sexualmente ativa; ou seja, ele serve para as casadas, ou para aquelas que antes de conhecer a Cristo e ter uma vida em santidade, tiveram relacionamento sexual.
O papanicolau não dói nada, mas é preciso estar relaxada e demora poucos minutos para ser coletado.
No preparo você ficará deitada, com os joelhos dobrados e pernas afastadas e, então, o médico, com a ajuda de um especulo (instrumento que permite a abertura das paredes vaginais) visualizará todo o colo uterino e, com um cotonete especial, ele removerá algumas células que serão analisadas microscopicamente. O resultado deverá ser interpretado pelo médico.
Você deve submeter-se ao exame preventivo pelo menos uma vez ao ano, mas é o seu médico que recomendará a freqüência com que deverá ser realizado.
Não tem desculpa! Nos postos de saúde e também em todas as faculdades de medicina no Brasil, realizam esse exame gratuitamente.
Procure um mais perto de você e fique em dia com o Sr. Papanicolau.
http://www.orientacoesmedicas.com.br/oqueepapanicolau.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_Papanicolau
Nenhum comentário:
Postar um comentário